EXAME FÍSICO DA MAMA

EXAME FÍSICO DA MAMA

Mamas 
O exame de mamas de um paciente tanto do sexo feminino quanto do masculino e muito importante. Uma pequena quantidade de tecido glandular, um local em potencial para o crescimento de células cancerígenas esta localizado na mama masculina. Em contraste, a maior parte da mama feminina e constituída de tecido glandular.
 
Mamas femininas
O câncer de mama e a principal causa de morte, entre todas as formas de câncer, nas mulheres em todas as idades. O diagnostico precoce da doença e a chave para obtenção da cura. A maioria das massas na mama e localizada pelas próprias pacientes. Todas as mulheres deveriam executar o auto-exame das mamas todos os meses.
O auto-exame da mama e rápido e facilmente executado. Ele utiliza a inspeção e a palpação melhor ocasião para o auto-exame e o ultimo dia do período menstrual, quando a mama não apresenta ou sensibilidade devido as elevações hormonais. 
Inspeção 
Pede-se que a paciente remova a parte superior da camisola para permitir a visualização simultânea de ambas as mamas. A paciente poderá ficar em pé ou sentada com os braços lateralmente posicionados. Se possível o profissional deve colocar um espelho na frente da paciente durante a inspeção, de modo que ela possa ver o que devera procurar quando estiver executando o auto-exame. O profissional descreve as observações ou os achados em relação às linhas imaginarias que dividem a mama em quatro quadrantes e uma cauda. A linha cruza o centro do mamilo. Cada cauda se estende para fora, a partir do quadrante supero-lateral. As mamas são inspecionadas quanto ao tamanho e simetria. O profissional deve observar o contorno ou forma das mamas e notar quaisquer massas, retração ou abaulamentos. A retração ou depressões puntiformes resultam da invasão dos ligamentos subjacentes por tumores. A pele da superfície e cuidadosamente inspecionada quanto à coloração e padrão venoso. 
Durante a inspeção das mamas, o profissional explica ao paciente o que esta examinando. A paciente deve ser ensinada sobre o significado de sintomas ou sinais anormais. 
Palpação 
 
Esta atividade permite ao profissional determinar as condições do tecido mamário subjacente e dos nódulos linfáticos. O profissional deve conhecer a localização dos nódulos supra claviculares, infra claviculares e axilares. Um tumor localizado em uma das mamas pode envolver nódulos do lado oposto, assim como aqueles do mesmo lado onde ocorre a doença.
 
Os nódulos linfáticos devem ser palpados com a paciente sentada. Consegue-se um acesso mais fácil aos nódulos axilares se os braços da paciente estiverem lateralmente posicionados e os músculos relaxados. Para se obter o relaxamento necessário, o profissional executa uma abdução e suporte do braço direito do paciente com a mão esquerda. A palpação do tecido mamário e mais eficientemente executada com a paciente deitada em posição de supinacao. 
 
Esta posição permite que o tecido mamário fique uniformemente nivelado contra a parede torácica da paciente. Esta devera erguer a mão e coloca-la atrás do pescoço para melhor esticar e posicionar o tecido mamário de modo uniforme. Deve-se dedicar especial atenção a palpação do mamilo e da aréola. O exame em toda área deve ser feito de forma suave. O mamilo deve ser comprimido entre o polegar e o dedo indicador e o examinador devera observar se ha saída de secreção. Durante o exame desta região, o mamilo pode ficar ereto com o enrugamento da aréola. Estas alterações são normais. Uma vez completado o exame, o paciente poderá demonstrar seu método de auto palpação. 
Mamas Masculinas 
O exame da mama masculina e relativamente fácil, o mamilo e a aréola são inspecionados quanto a existência de nódulos, edemas e ulcerações. A obesidade ou aumento glandular podem resultar em mamas masculinas aumentadas. O tecido adiposo apresenta consistência amolecida, enquanto o tecido glandular e firme. Quaisquer massas devem ser palpadas quanto às mesmas características das mamas femininas. Em virtude do câncer de mama masculino ser relativamente raro, os auto-exame rotineiros não são necessários. 

You might also like

Endocardite Infecciosa (EI)

BREVE DEFINIÇÃO: Infecção microbiana do tecido endotelial do coração. PARA SABER QUAIS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM USAR EM CADA DIAGNÓSTICO, CONSULTE O POST “DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E SUAS RESPECTIVAS PRESCRIÇÕES“ Dor

ESTUDO DE CASOS PARA DISTÚRBIO ÁCIDO-BASE

CASO 1. Paciente de 30 anos chega ao Setor de Emergência em estado de coma, apenas respondendo aos estímulos dolorosos. Sua respiração é superficial e com frequência normal. Familiares encontraram

CONCEITO DE CICATRIZAÇÃO

CONCEITO DE CICATRIZAÇÃO Cicatrização conjunto de processos complexos, interdependentes, cuja finalidade é restaurar os tecidos lesados. A cicatrização da ferida é otimizada em ambiente úmido,  isto porque a síntese do colágeno e

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply